22 de outubro de 2013

Instalar os Certificados de Autenticação da Multicert - email recebido da Ordem dos Advogados

Em finais de Setembro foi remetida aos Advogados e Advogados Estagiários uma mensagem de correio electrónico a informar que A MULTICERT S.A. procedeu recentemente à renovação dos certificados das suas Entidades de Certificação.


Nessa mensagem estão disponibilizadas instruções para a actualização dos certificados da entidade de certificação. A fim de facilitar a compreensão e a instalação dos certificados (que é simples!), partilho convosco o seguinte tutorial de apoio.

O processo de actualização dos certificados inicia-se com o download dos certificados de autenticação a partir da página da Multicert, clicando nos links indicados na mensagem de correio electrónico recebida:

Proceda ao download do Certificado Multicert CA-02



E de seguida ao download do Certificado Multicert-EC001




Abra o ficheiro descarregado e clique em "instalar certificado" (proceda de igual modo para ambos os ficheiros descarregados):



Prossiga com o assistente de importação clicando em "Seguinte":



Deixe que o assistente seleccione automaticamente o arquivo de certificados e clique em "Seguinte":



Por fim, conclua a importação do certificado clicando em "Concluir":



Se pretender confirmar que os certificados de autenticação estão devidamente instalados, abra o Internet Explorer >> Opções de Internet >> Conteúdo >> Certificados.

De seguida escolha o separador "Autoridades de certificação intermédias" e procure os certificados da Multicert:


Em princípio deverá ter 4 certificados da Multicert instalados, um dos quais já expirado.

Poderá "Remover" os certificados EC-001 e CA-02 com data de validade 12-08-2018 e 02-10-2013, respectivamente, uma vez que esses certificados foram actualizados com as novas chaves instaladas.

Alguma questão ou dúvida, fica disponível a área de comentário e o endereço de correio electrónico estadodecitius@gmail.com.



Sem comentários:

Automóvel Online: a saga da compatibilidade

Estamos em 2022 e apesar da maturidade que o sistema Simplex devia apresentar, continuam a ser comuns encontrar barreiras e dificuldades no ...